Colégio Efanor

Hoje, assinala-se o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, uma data crucial para promover os pilares da comunicação livre e denunciar as agressões enfrentadas pelos profissionais da informação em todo o planeta.
Este dia serve como um importante lembrete dos jornalistas que são alvo de ataques, feitos reféns, submetidos a tortura ou que sofrem restrições no exercício da sua profissão. Presta-se também uma homenagem sentida àqueles que perderam a vida, vítimas de atos terroristas ou assassinados por organizações extremistas.
Dados preocupantes revelam que, anualmente, vários jornalistas são capturados e mantidos em cativeiro em diversas partes do globo, com especial incidência em nações sob regimes ditatoriais.
Organizações como os Repórteres Sem Fronteiras dedicam-se incansavelmente à proteção dos profissionais de comunicação em todo o mundo, expondo os perigos inerentes à sua missão. A UNESCO une forças nesta batalha fundamental pelo direito à liberdade de expressão.
Celebrado desde 1993, este dia congrega esforços de entidades, jornalistas, ativistas e cidadãos em prol de uma imprensa livre e independente.