Colégio Efanor

Design sem nome (2)

Projeto Educativo

O Projeto Educativo do Colégio Efanor reflete um olhar sobre o mundo de hoje e sobre a realidade da Escola. As nossas crianças e jovens nasceram já no séc. XXI e será ao longo do mesmo que desenvolverão o seu percurso e Projeto de Vida. A vida deles será marcada por um conjunto de novos paradigmas que temos que ter presentes: a incerteza, a imprevisibilidade, a mudança acelerada, os avanços no domínio da ciência, da técnica, das tecnologias da informação e da comunicação, a escala global na economia e em todas as outras dimensões sociais, a multiculturalidade, as interdependências, os grandes desequilíbrios e conflitos que persistem no planeta, a insegurança, a perspetiva de extinção e a escassez de alguns recursos e, acima de tudo, a dificuldade crescente do encontro de cada um consigo próprio, face ao imenso manancial de informação, às inúmeras solicitações e à emergência permanente de novas realidades e estilos de vida.

Este tempo coloca-nos a todos perante novos desafios, para os quais também a Escola tem que saber encontrar novas respostas, ao nível do seu Projeto Educativo, das dinâmicas organizacionais, da gestão dos tempos e espaços, das formas de relação entre pessoas e organização do trabalho em equipa e do trabalho pedagógico e didático com os seus alunos.

Move-nos a convicção de que a Escola é um dos principais eixos de resposta a todos os desafios do mundo em que vivemos, em paralelo com a Família, ela própria vivendo as dificuldades de uma transformação acelerada, nas suas novas configurações e dinâmicas.

O Colégio Efanor tem a sua origem marcada por esta ideia particular e inspiradora, resultante da visão do seu fundador, o Eng. Belmiro de Azevedo, que reconheceu que a Escola e os professores tiveram uma importância e influência decisivas no seu percurso de Vida. A criação do Colégio Efanor, em 2008, com a perspetiva de ser uma escola de excelência ao serviço da sociedade foi uma das formas que encontrou de materializar as suas convicções e experiência pessoal de vida.

O legado e inspiração que nos são dados pelo impulso criador do Colégio Efanor, levam-nos a valorizar na nossa ação e a desenvolver nos nossos alunos a importância do esforço, do trabalho, do rigor e da exigência; a procura permanente de novas oportunidades, com espírito de curiosidade, criatividade e empreendedorismo; a busca de elevados padrões de qualidade e o desenvolvimento do sentido da competência.

Tal como o fundador, reconhecemos no desporto e na salutar competição desportiva, um meio privilegiado de desenvolvimento de valores, de construção do equilíbrio pessoal através de hábitos saudáveis de vida e de desenvolvimento de competências de superação dos próprios limites, pelo que desenvolveremos propostas apelativas e de qualidade neste domínio, capazes de envolver os nossos alunos.

Temos como grande objetivo formar pessoas íntegras, socialmente responsáveis, com espírito crítico e com o sentido do outro, capazes de liderar processos de transformação que contribuam para um mundo mais sustentável e mais justo.

A NOSSA MISSÃO

O Colégio Efanor tem um Projeto Educativo centrado nos seus alunos, elegendo como grandes finalidades da sua ação:

Educar cada aluno no desafio da construção da sua identidade

Cada indivíduo é um ser multifacetado e único, um sujeito de caraterísticas, talentos e personalidade próprias, que devem ser potenciadas e estimuladas em todas as suas dimensões – as competências linguísticas, o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas, o domínio das tecnologias, a sensibilidade estética e artística, a destreza física e o desporto, o domínio das emoções, o autoconhecimento, a autonomia, a comunicação e relação com os outros, o pensamento crítico e o pensamento criativo – mobilizando todo o saber para a construção da identidade de cada aluno, contemplando os domínios do saber ser, saber fazer e saber estar e viver com os outros.

Construir um espaço de inclusão, projeto e permanente desafio

Queremos ser uma escola inclusiva e aberta às diferenças, sejam elas pessoais, culturais, económicas ou sociais; uma escola estimulante e desafiante para os seus alunos, com propostas de trabalho envolventes, em que o conhecimento teórico é mobilizado e construído através de dinâmicas de projeto e de resolução de problemas, em que os diferentes saberes, tarefas e personalidades se integram, complementam e ganham sentido, valorizando a importância que é hoje reconhecida ao jogo e às dimensões de competição consigo próprio e com os outros e à criação de ambientes de aprendizagem predominantemente lúdicos.

Desenvolver o sentido da autonomia e o trabalho colaborativo

Queremos ser uma escola de construção do conhecimento, que estimula a autorregulação das aprendizagens, como forma de desenvolver a capacidade de ser autónomo e empreendedor, assim como o espírito de liderança para as diferentes situações da vida, desenvolvendo a consciência de que devemos ser capazes de contar com os outros e acolher o seu contributo, bem como da importância do trabalho colaborativo, do sentido de equipa e do esforço coletivo.

Promover o gosto pelo saber e pela descoberta

Queremos ser uma escola que desenvolve o gosto pelos diferentes saberes, que valoriza a capacidade de cada aluno se maravilhar e interessar pelos avanços e descobertas das artes, das ciências, das tecnologias, do conhecimento das dinâmicas sociais, do pensamento e das realidades do mundo, e que os resultados e as performances académicas de excelência sejam uma consequência natural do desenvolvimento do gosto pelo saber e pela descoberta.

Formar cidadãos responsáveis, comprometidos e com sentido crítico

Queremos ser uma escola na qual os nossos alunos desenvolvem a consciência de que têm um papel a desempenhar e um contributo único para dar ao mundo, à sociedade em que vivem e àqueles que os rodeiam, que são responsáveis na construção de um futuro melhor para todos e que desenvolvam um sentido crítico face à realidade e à urgência de uma sociedade mais justa e sustentável para si próprios e para as gerações futuras.

Contribuir hoje para a construção do futuro

Queremos ser uma escola em que os nossos alunos tenham a convicção de que as oportunidades no futuro são descobertas, criadas e, acima de tudo, aproveitadas, pelo que temos como principal desafio e Missão ter um olhar atento sobre o futuro, procurando estar na vanguarda da inovação, da criatividade e da compreensão e apropriação da mudança, quer nas ferramentas e modelos pedagógicos adotados, quer nos horizontes que abrimos para os nossos alunos, assumindo o nosso papel de verdadeiros agentes na construção de um futuro melhor.